França lança visto especial para atletas de eSports
Foto: Reprodução / Twitter Oficial de Amelie Oudea-Castera, ministra dos Esportes da França

Recentemente, o governo da França informou a criação de um visto único para jogadores de eSports. Agora, os participantes de campeonatos de esportes eletrônicos podem solicitar um visto referente a ‘talento’ para obter a autorização para competir no território francês, o que antes somente poderia ser conseguido com um visto de turismo ou trabalho.

A intenção é regularizar a indústria e, a partir daí, estimular práticas amadoras, retirada de bloqueios dentro do esporte e a promoção de grandes eventos para a comunidade.

Amélie Oudéa-Castera, Ministra dos Esportes, escreveu em seu Twitter uma “instrução interministerial que permite a utilização do passaporte de talentos para desportistas de alto nível”, ressaltando que a medida servirá para facilitar a contratação de jogadores estrangeiros visando fortalecer os times franceses.

Presidente da França defende entrada dos eSports no cronograma olímpico

Desde o último ano, a França tem buscado incentivar o crescimento do eSports, além do presidente Emmanuel Macron apoiar a entrada dos jogos eletrônicos no cronograma dos Jogos Olímpicos.

O país receberá a próxima edição do evento em 2024, concentrando as disputas esportivas na capital Paris. Paralelamente às Olímpiadas, haverá a “Semana de eSports Olímpicos” a ser disputada na França. Contudo, não há ainda informações mais detalhadas sobre o evento.

“Eu não esqueço dos esportes eletrônicos. Outra área de excelência da França, com equipes como Team Vitality ou Karmine Corp. Temos uma oportunidade histórica: a dos Jogos Olímpicos de 2024. Cabe a nós aproveitá-la para fazer uma ligação entre as Olimpíadas dos dois mundos e sediar os maiores eventos esportivos do mundo naquele ano: o Major de CS:GO, o Mundial de League of Legends e o The International de Dota 2”, disse o presidente francês, em 2022.

A França receberá o primeiro torneio Major de CS:GO deste ano, programado para os dias 8 e 21 de março, com premiação no valor de US$ 1 milhão.