O e-Brasileirão, campeonato de futebol virtual promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), abriu as inscrições no dia 6 de agosto. Depois de seis temporadas, a competição chega com algumas alterações e dois formatos neste ano.
A primeira novidade se refere ao e-Brasileirão PRO em parceria com a Konami. Pela primeira vez, esse torneio contará somente com jogadores profissionais. Conforme o GE, o Rock in Rio receberá a etapa final desta disputa. Enquanto o segundo formato, acontecerá em uma edição Open no mesmo estilo dos anos anteriores.
e-Brasileirão PRO
O novo formato da disputa terá duas fases. A primeira será totalmente online nos dias 19, 20 e 21 de agosto com 35 equipes. Os times serão distribuídos em chaves e se enfrentarão em jogos de ida e volta todos contra todos até serem conhecidos os quatro semifinalistas. O sistema da fase seguinte, todavia, será distinto.
Programada para 2 e 3 de setembro, a fase final apresentará um quadrangular em que novamente todos medirão forças. Nessa etapa, os jogadores disputarão partidas individuais ao mesmo tempo, cada resultado influenciará no valor agregado de pontos e gols para a decisão. Os jogos serão definidos às cegas, pois cada time determina quem irá jogar sem saber que jogador adversário terá pela frente.
Depois da primeira fase online, a CBF e a Konami realizarão o quadrangular decisivo do e-Brasileirão PRO no decorrer do Rock in Rio. O festival de música receberá as disputas na Game Play Arena em dois dias (2 e 3 de setembro). Lembrando que essa será a primeira ocasião em que a final da competição não ocorrerá na sede oficial da CBF.
Campeões da história do e-Brasileirão
Ao longo das seis edições do campeonato de futebol digital promovido pela CBF, três participantes já levaram a desejada taça de campeão para casa. Guilherme Fonseca (GuiFera) é o grande destaque com três títulos (2016, 2020 e 2021), Henrique Mesquita (HenrykinhO) venceu em duas oportunidades (2017 e 2018) e Thiago Avaré se sagrou vencedor em 2019.
De acordo com informações do perfil oficial da competição, o campeão da edição 2022 receberá R$ 25 mil e o vice embolsará R$ 5 mil.