O anteriormente conhecido como Pro Evolution Soccer (PES) ou Winning Eleven, agora será chamado simplesmente de eFootball. No anúncio oficial, a Konami trouxe mais novidades do que esperávamos quando estreou a série de futebol no console da próxima geração.
O novo jogo também abandonou o sistema gráfico Fox Engine e foi “completamente reconstruído no Unreal Engine.” O modelo de negócio também chamou atenção: o jogo será gratuito aos jogadores, sendo lançado apenas em mídia digital, e contará com versões para iOS e Android.
O eFootball será lançado para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC, além também de ser lançado para celulares até o fim do ano, reformulando a clássica maneira de se jogar futebol eletrônico.
O jogo contará com uma nova tecnologia chamada Motion Matching, citada no vídeo de lançamento do eFootball; a nova técnica “converte a vasta gama de movimentos que os jogadores fazem em campo em uma série de animações, selecionando a mais precisa em tempo real”. A concorrente da Konami nesse segmento, EA, está implementando uma tecnologia semelhante, sendo chamada de “HyperMotion”, no FIFA 22.
Apesar do jogo ser gratuito, ele contará com modos e competições pagas, mas a versão base será completamente livre para ser baixada nas plataformas citadas acima.
A Konami agora vem com foco nos eSports, planejando lançar as versões para iOS e Android, que funcionarão em um ambiente online à parte dos consoles. O lançamento segue a linha também de jogos consagrados como Free Fire e Wild Rift, disponíveis para celulares.
A nova marca ‘eFootball’ foi introduzida pelo PES na edição de 2019. A série foi chamada de eFootball PES 2020 como parte da atualização do produto para destacar o crescente interesse dos editores no mercado de eSports.
Assim, o eFootball será mais um jogo que se adapta ao modelo “jogo como serviço online”, seguindo jogos competitivos de sucesso como Fortnite e League of Legends.