O Milan anunciou que uniu forças com a Inter de Milão e a emissora de esportes digitais, DAZN para a disputa do primeiro derby virtual de Milão no simulador de futebol, Pro Evolution Soccer 2020 (PES 2020). A ação é motivada pela paralisação dos eventos esportivos na Itália e ao redor do mundo devido a pandemia de coronavírus.
A partida de videogame ainda se diferencia por envolver jogadores dos atuais elencos de ambas as equipes. O atacante português, Rafael Leão, representa o Milan, enquanto o atacante Sebastiano Esposito defende o seu respectivo clube. Além disso, os dois jovens atletas confessaram a sua paixão pelo videogame e pelos jogos de futebol, como PES.
Rafael Leão, 20 anos, atacante do Milan, comentou sobre a iniciativa: “Não podemos estar fisicamente em um campo de futebol agora, então será muito divertido representar meu time e jogar contra Sebastiano [Esposito] no PES. Afinal, este é um clássico e quero vencer. Mas o mais importante é que é uma maneira de estar um pouco mais perto dos nossos fãs nestes tempos difíceis”.
Vale salientar que a iniciativa tem até mesmo participação de uma equipe de cobertura jornalistica formada pelo comentarista do DAZN, Stefano Borghi, e a repórter esportiva Diletta Leotta entrevistando os dois jogadores antes e após o apito final.
Os apaixonados por futebol podem assistir ao confronto no aplicativo oficial do Milan, nas redes sociais oficiais e no canal do clube no Youtube, bem como na Milan TV na televisão italiana por assinatura.
Iniciativa de jogo virtual visa combater o coronavírus
O derby virtual de Milão faz parte de uma série de iniciativas organizadas pelo Milan para unir todos os fãs durante a pandemia de coronavírus e convidá-los a contribuir para a campanha de arrecadação de fundos lançada pela Fondazione Milan na luta contra o coronavírus. Até agora, a campanha arrecadou mais de € 600.000, sendo que as pessoas ainda podem doar virtualmente a partir deste link.