SPORTEL Rendez-vous Miami abre espaço para debater dados, IA e transmissão esportiva
SPORTEL Rendez-vous Miami abre espaço para debater dados, IA e transmissão esportiva

Após uma edição esgotada em março de 2022, apresentando um formato mais enxuto e novos produtos, o SPORTEL Rendez-vous Miami retorna nesta terça-feira, 9. O evento, que se estende até essa quarta-feira, acontece no recém-reformado Miami Marriott Biscayne Bay, que passou por uma transformação de 50 milhões de dólares.

A programação deste primeiro dia de evento oferece oportunidades valiosas para apresentar os mais recentes produtos e soluções da indústria esportiva global, destacando as principais inovações que moldam o futuro da mídia e tecnologia do setor.

Com uma agenda diversificada, o SPORTEL Rendez-vous Miami abre espaço para debater tendências emergentes, como dados estratégicos, IA, canais OTT e streamings, novas formas de entrega e distribuição de eventos, transmissões ao vivo em larga escala e o processo evolutivo de produção de conteúdo nas mais diferentes modalidades.

Programação completa do primeiro dia do SPORTEL Rendez-vous Miami

Conversa sobre o Inter Miami CF com Joana Merchie (Mediax) e Xavier Asensi (Inter Miami CF)

Xavier Asensi estará presente para um bate-papo sobre sua mudança da potência internacional FC Barcelona para a Major League Soccer e Inter Miami CF e visando repassar informações sobre sua experiência como Chief Business Officer trabalhando com os empresários de Miami, Jorge e Jose Mas e o ícone global, David Beckham.

A palestra também abordará a parceria revolucionária entre a MLS e o Inter Miami com a Apple TV, além dos planos para o projeto Miami Freedom Park e o que os torcedores do clube podem esperar à medida que este projeto se aproxima da conclusão. Em 2026, a Copa do Mundo chegará a Miami e como isso pode mudar o cenário do futebol no sul da Flórida.

Investimento de capital privado em esportes

Por que o esporte é tão atraente para as organizações e, no contexto econômico atual, possuir franquias e outros ativos pode ser uma aposta mais segura em vez de ter ações de direitos de mídia?

O seminário também tratará como as emissoras veem a entrada desse capital privado no esporte e o que pode mudar em relação à transmissão e ao relacionamento com os torcedores. Bobby Sharma (Bluestone), Imran Yusuf (SportBusiness), Iris Alameddine (The Raine Group) e Laura Andriani (Two Circles) estarão no painel.

Canais OTT, fast e streaming

A distribuição de conteúdo OTT está em constante evolução e este debate explorará como o conteúdo personalizado é a chave para aumentar o engajamento e o sucesso de qualquer plataforma.

Os especialistas se aprofundarão nos canais de TV FAST (TV de streaming com suporte a anúncios gratuitos) e como eles oferecem à indústria esportiva novas oportunidades para alcançar fãs e fornecer conteúdo envolvente com um tipo de experiência linear por meio de streaming OTT.

Lutz Tigges (Sports Radar), Quim Domenec (DAZN), Meghna Krishna (MAGNIFI), Sandrine Durand (SoFAST) e Thomas Alomes (STWS) estarão na mesa redonda.  

Aproveitando IA, dados e análises nos esportes femininos

O salto de conteúdo, a mídia social e a IA personalizada estão mudando drasticamente o cenário – e as emissoras, ligas, equipes e atletas estão percebendo. As lendas do LPGA falarão sobre como os dados e a IA apoiam os esportes femininos e muito mais. Jerry Yean (Snipitz), Linda Chen (Legends of the LPGA) e Kelly Soluçao (Snipitz) participarão da análise.

RSN e o impacto na distribuição esportiva

O mundo dos esportes viu a primeira de duas falências que ameaçam um nível importante de financiamento para ligas e equipes profissionais: as redes esportivas regionais. Se os RSNs tradicionais estão na corda bamba, será que torcedores, jogadores e outros aguentarão a pressão? Nesta sessão, Rick Allen (Viewlift) examinará a situação atual e seus impactos no cenário esportivo geral.

A agenda de crescimento – alimentada por novos conteúdo e dados

Neil Joyce (CLV Group) abordará se o equilíbrio entre ligas e clubes/equipes/franquias está se tornando cada vez mais fragmentado à medida que a expansão global das principais ligas e equipes esportivas aposta em além do “evento ao vivo” como a próxima fonte de receita e crescimento.

Com o aumento da demanda nos EUA por acesso ao futebol europeu, rugby e esportes emergentes de alta participação, Joyce mostra como aproveitar a paixão pelo esporte em conjunto com conteúdo e dados.

Achando os estados: a mudança do automobilismo nos EUA

O automobilismo está passando por um renascimento entre os grupos demográficos mais jovens nos EUA, liderado pelo sucesso do Drive To Survive da Fórmula 1, novos formatos de corrida e a proliferação de eventos nos EUA.

O painel formado por Ian Holmes (Fórmula 1), Callum McCarthy (Sportbusinnes), Alex Arroyo (Dorna Sports SL) e Tyler Epp (F1MGP) discutirá o rápido crescimento e sucesso dos eventos do Grande Prêmio de Miami a Austin; os blocos de construção de uma boa série documental; resposta da emissora, patrocinador e os formatos de corrida de velocidade; e como a próxima geração de fãs de automobilismo é diferente de qualquer outra anterior.

Transmissão de esportes ao vivo em escala

John Macher (Harmonic INC) compartilhará informações sobre os principais fatores de sucesso para streaming de esportes ao vivo, como oferecer esportes ao vivo e sob demanda em grande escala; gerar novas receitas com publicidade e conteúdo direcionados e fortalecer o envolvimento do espectador com qualidade de experiência perfeita. Cases de sucesso serão apresentados durante a sessão.

Evoluções na produção e entrega de conteúdo (OTT, AI e nuvem)

Serviços baseados em nuvem novos e econômicos, como OTT e IA, estão permitindo mudanças lideradas pela tecnologia no mercado de publicação remota e automatizada, criação e entrega de conteúdo, tornando todos os esportes, incluindo esportes de nível inferior e de nicho, disponíveis para uma audiência mais ampla.

Isso cria um cenário de vitória para ambas as ligas, emissoras e torcedores. Daniel Gonzalez (Aldea Solutions), Anna Lockwood (Telstra), Scott Bushman (Spiideo) e Thomas Alomes (STWS) formarão o painel de especialistas.

A ascensão dos direitos de mídia esportiva de modalidades femininas

O crescimento do esporte feminino em nível de transmissão, audiência, patrocínio e faturamento aumentou nos últimos anos, com muitas das principais organizações esportivas do mundo elevando a meta para a representação de valor no esporte feminino quando se trata de negociar com emissoras e expandir oportunidades em toda a cadeia.

Será que o esporte feminino em breve será visto em pé de igualdade com o esporte masculino em relação à cobertura e exposição? Alguns são capazes de atingir níveis mais altos e consistentes de audiência do que outros?

Gibran Khan (Federação Hípica Internacional), Ângela Suggs (Florida Sports Foundation), Angelina Losada (Fox Deportes Studios), Charlie Mitchel (Endeavir Streaming) compartilharão suas ideias para o futuro.