Primeiro dia da SPORTEL Rendez-vous aborda inovações nas transmissões esportivas e o futuro do futebol nos EUA

Nesta segunda-feira, 14 de março, a SPORTEL Rendez-vous 2022 apresentou o seu novo formato marcando seu retorno a Miami, nos Estados Unidos. Com uma nova abordagem, o evento está oferecendo uma experiência com dois dias de atividades, mostrando novos produtos que incluem debates com referências no segmento esportivo e midiático até exposições premium.

A conferência também está permitindo o reencontro de líderes internacionais no mercado esportivo, tecnológico e de apostas nas Américas, bem como aquisições de conteúdo global asseguradas por meio de um programa de compradores dedicado.

De acordo com informações oficiais, essa edição esgotou as inscrições com mais de 500 participantes e 290 empresas, resultando em um intenso networking e novas parcerias. Cabe ressaltar que o portal iGaming Brazil está realizando a cobertura com matérias especiais, galerias com as melhores imagens e entrevistas exclusivas.

Destaques do primeiro dia da SPORTEL Rendez-vous 2022

Boas-vindas e apresentação com Laurent Puons

A edição que representa o retorno da SPORTEL ao mercado das Américas foi aberta oficialmente com um breve pronunciamento de boas-vindas do CEO da SPORTEL / Monaco Mediax, Laurent Puons.

Painel: Bate-papo com PFL e Torneos

No primeiro painel do dia, o CEO da Professional Fighters League (PFLMMA), Peter Murray, compartilhou algumas ideias com o Diretor Comercial da Torneos, Santiago (Uki) Sluzewski Monti, sobre o recente acordo plurianual da PFL com a DIRECTV referente aos direitos de mídia na América Latina para a tão temporada de 2022 da PFL.

Esse acordo faz parte dos planos de expansão global da entidade e dos esforços para fornecer conteúdo premium de MMA com lutadores de elite para fãs em todo o mundo.

Foto: Reprodução / Twitter Oficial Sportel

Painel – Aprimorando a experiência de transmissão para capturar e manter o público

Ken Kerschbaumer (Sports Video) foi responsável pela moderação, enquanto Oscar Sanchez (CONCACAF), Eli Velazquez (Sports Content – Telemundo Deports) e Tomash Devevisher (Kero Sports) participaram do debate sobre técnicas de produção emergentes que estão transformando os dias de jogos.

Essas técnicas adicionam a data de realização do evento qualidade cinematográfica, drones com AR (realidade aumentada) ao vivo, cinemas e drive-ins fornecendo uma experiência muito mais imersiva ao espectador, ao mesmo tempo em que combatem a pirataria.

Além disso, a conversa destacou os ajustes que os detentores de direitos precisaram tomar durante a pandemia de COVID-19 e o que ainda podem fazer para criar novos canais para melhorar a experiência de visualização e transmissão.

Painel – Como a cultura e a diversidade estão mudando a direção da mídia esportiva

Anna Lockwood (TELSTRA) moderou essa conversa, que também incluiu Joss Sotolongo (Florida Sports Foundation), Angela Suggs (Flora Sports Foundation) e Heidi Pellerano (CONCACAF). O painel mostrou o quanto as empresas de mídia precisam continuar investindo em uma estrutura diversificada para atender a públicos que ainda não estão devidamente representados.

Heidi Pellerano reforçou essa necessidade: “Para haver diversidades é necessário investimento: Precisamos inspirar a diversidade e esse esforço precisa de suporte para mudar, como programas especiais para tal”.

José Sotolongo declarou: “Me desagrada ouvir: Esta foi a primeira mulher a conseguir tal feito! Espero viver um dia em um ambiente onde a gente não precise fazer qualquer tipo de separação por qualquer tipo de característica e sim só vanglorie a vitória não o gênero”.

Já Angela Suggs salientou: “Nós não criamos um time de currículos notórios, criamos um time de pessoas com experiências das mais diversas possíveis. Curioso ainda é ver nesse painel que as únicas pessoas negras aqui sentadas pertencem ao meu time. Temos muito para mudar”.

Painel – Uma transmissão para toda e qualquer pessoa

Esse tópico foi ministrado por Roland Lange, da Kiswe, mostrando que pessoas sempre quiseram assistir esportes com aqueles que amam. Agora, as emissoras/detentores de direitos estão dando um passo adiante, fazendo transmissões com vários tipos de plataformas para alcançar os fãs, independentemente de suas áreas de interesse.

Foto: Reprodução / Twitter Oficial Sportel

Ao longo do seminário, o representante da empresa mencionou algumas formas de como essa tendência pode ser bastante útil para ajudar a aumentar o envolvimento e o engajamento dos fãs de esportes.

Painel – OTT e gigantes da rede expandindo o alcance do público

Ken Kerschbaumer (Sports Video) foi o moderador deste encontro, que ainda envolveu Eric Conrad (Univision), Fabio Medeiros (WarnerMedia) e Paulo Finster (Amagi Corporation) em uma conversa sobre a reversão de papel digital: parceria e licenciamento de OTT e Streaming para diversificar as receitas.

Foto: Reprodução / Twitter Oficial Sportel

Os participantes ainda citaram os principais desafios de monetizar taxas de direitos de primeira linha por meio de assinatura / OTT, o valor de aquisição de dados de espectadores e a junção de esportes e entretenimento para programação, bem como a saída de receita, TV por satélite e as mudanças observadas no mercado doméstico.

14:50 – 15:10: Painel – O novo mundo dos esportes conectados

Jeremy Dujardini (Tata Communications America. INC) falou sobre como o mundo dos esportes está se transformando: a forma como são capturados e entregues, envolvimento dos fãs imersivo e mais rico, o poder de big data e IA (inteligência artificial), fluxos de trabalho ágeis na nuvem, necessidade crescente de personalização e localização, além de novas maneiras de monetizar todo o conteúdo produzido.

E neste mundo nativo digital hiperconectado, as marcas precisam desempenhar um papel diferenciado para atingir posições de liderança com a promoção da inovação, eficiência de negócios em esportes, eventos ao vivo e toda a cadeia de valor de mídia.

15:45 – 16:30: Painel – O que vem a seguir para o futebol nos EUA?

A última mesa redonda desta segunda-feira foi composta por Pedro Freire (TyC Sports), Olek Loewenstein (Televisaunivision), Callum McCarthy (Sportbusiness Media) e Boris Gartner (LaLiga International), que focaram no processo de crescimento da MLS (principal liga de futebol dos Estados Unidos).

Os painelistas discorreram sobre como esse avanço da liga está interferindo no crescimento do futebol no país, apontaram as oportunidades que podem ser exploradas a partir de agora e como as emissoras estão desenvolvendo atrações para atrair os espectadores mais jovens.

O último seminário também explanou como isso pode moldar o caminho até a Copa do Mundo de 2026, que acontecerá na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), fazendo com que o futebol possa virar um dos esportes favoritos da população estadunidense.