Receita bruta de jogos de Macau cai 68% em abril em relação ao mesmo mês em 2021

Macau registrou receita bruta de jogo (GGR) de US$ 330 milhões em abril de 2022, uma queda de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior. Conforme relatado pelo Departamento de Inspeção e Coordenação de Jogos de Macau (DICJ), é o menor total da região em 2022 até agora, e o pior declínio que sofreu este ano.

Os surtos de Covid-19 em determinadas regiões da China, incluindo Guangzhou e Xangai, afetaram negativamente a receita, com a queda ocorrendo apesar do relaxamento das regras de combate a pandemia em Macau ao longo do mês, de acordo com o Inside Asian Gaming.

O Centro de Coordenação e Resposta ao Novo Coronavírus de Macau afrouxou o período de validação dos resultados obrigatórios dos testes de Covid-19 de 24 para 48 horas em 20 de abril, antes de ampliar ainda mais para 72 horas em 24 de abril. As restrições de viagem para a região, no entanto, foram recentemente reforçadas.

Isso significa que a receita bruta de jogo em Macau até esse momento do ano registrou uma redução de 36% em comparação aos primeiros quatro meses de 2021. Essa diminuição chegou a 25% em março, 8% em fevereiro e 21% em janeiro.

Sendo assim, o mês de fevereiro continua sendo o período mais promissor de 2022 até agora. O mês também é o único a registrar um aumento ano a ano positivo, com a receita bruta de jogos de fevereiro de 2022 subindo 6% em relação a fevereiro de 2021.

Março já havia sido o menor total de 2022, bem como janeiro. Esses meses tiveram quedas de 21% e 56%, respectivamente.

Macau recebe alerta em decorrência da nova regulamentação dos jogos

Por isso, Macau está tentando se afastar do que compreender ser uma dependência excessiva de sua indústria de jogo. A percepção foi reforçada durante a pandemia, com cassinos e salas de jogos permanecendo totalmente ou parcialmente fechados por períodos significados.

Isso porque o conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciou conversas com a região administrativa especial (SAR), oferecendo alguns conselhos. Para superar futuras pandemias e crises econômicas, Macau terá que fazer alguns ajustes para não ficar tão vinculado ao desempenho do seu mercado de jogos.

Durante a pandemia, o produto interno bruto caiu 54% em 2020, apresentando um pequeno crescimento de 18% em 2021. Sendo assim, o governo local está sinalizando a sua intenção de explorar outras opções além do setor de jogo para sustentar a sua economia.