Com ajuda do jogo, PIB de Macau cresce no ano passado

Publicado em
 
Com ajuda do jogo, PIB de Macau cresce no ano passado
Cassino.org

Em 2018, a atividade de jogos em Macau contribuiu para a cidade ter um aumento na receita fiscal de 14%. Foram arrecadados US$ 13,21 milhões em impostos de operações de jogo e isso levou a um aumento no produto interno bruto (PIB) de Macau.

De acordo com um relatório do Serviço de Estatística e Censos de Maca, o PIB subiu 4,7% de um ano para outro, o segundo ano consecutivo para o aumento do PIB na cidade. Macau encerrou o ano com um PIB de US$ 54,46 bilhões.

De acordo com o relatório, o crescimento econômico de Macau foi impulsionado pelas exportações de serviços, que incluem jogos, bem como pelo consumo privado. O jogo está incluído nas exportações de serviços como um meio de calcular o gasto turístico na cidade e esta categoria aumentou 6,7% no ano passado em relação a 2017.

As exportações de bens também aumentaram, subindo 10,2%, e os serviços de turismo tiveram um aumento de 1,4%.

Já a demanda doméstica não teve nenhuma movimentação positiva. Os investimentos caíram 14,3% no ano passado, enquanto os gastos do governo, as importações de bens e o consumo privado registraram ligeiros aumentos de 3,4%, 2,3% e 2,8%, respectivamente.

No geral, o ritmo de crescimento está baixo, mas ainda é positivo. Os aumentos nos gastos do governo, ganhos no emprego e emprego total ajudaram a aumentar as importações em 4,7%, 3,8% e 4,5%, respectivamente.

O PIB per capita em Macau foi de 666.893 Patacas (equivalente a 82,49 dólares) e o deflator implícito do PIB da cidade aumentou 3,6% e 3,3% no último trimestre.

A receita bruta anual de jogo (GGR) para Macau registrou seu primeiro aumento em 2017, após três anos consecutivos de atividade decrescente. Naquele ano, o PIB da cidade aumentou 9,1% ano a ano, a primeira vez que qualquer aumento foi observado desde 2013.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou que prevê que a economia de Macau cresça até 5,3% este ano. Ele “permanecerá sólido no médio prazo em cerca de 5%”, de acordo com um relatório do FM.

Acrescentou ainda que: “O principal motor do crescimento a médio prazo é o turismo, com o turismo massivo em jogos e sem jogos a expandir-se ainda mais, mas com um crescimento mais vantajoso dos jogos VIP, em linha com os esforços de diversificação das autoridades para fontes de crescimento mais estáveis”.

Macau continua a brilhar como um capital mundial de riqueza e previu-se que ele seria a capital global de riqueza no futuro próximo. Enquanto 2018 não teve o crescimento que alguns esperavam, a cidade ainda está se movendo na direção certa e novos projetos que irão expandir as possibilidades de turismo na área serão essenciais para o sucesso futuro de Macau.