A-FIFA-reafirma-compromisso-com-a-Integridade-no-futebol
Foto: divulgação/FIFA

A FIFA, em colaboração com partes interessadas relevantes no campo da integridade, fortaleceu seu compromisso com a transparência no futebol.

Durante conversas produtivas realizadas na sede da FIFA, discutiu-se a possibilidade de estabelecer um órgão permanente dedicado à integridade.

Dessa forma, demonstrando o principal objetivo da FIFA de proteger e promover a integridade do esporte.

A reunião na sede da instiuição, reuniu representantes dos principais contribuidores para as recentes forças-tarefa de integridade.

Tais como, INTERPOL, Conselho da Europa, Grupo de Copenhague, Sportradar, United Lotteries for Integrity in Sports e International Betting Integrity Association. Além de organizações como United Nations Office on Drugs and Crime e o FBI.

O objetivo é institucionalizar uma força-tarefa permanente que atue como guardiã da integridade do futebol, fiscalizando um número crescente de competições e realizando monitoramento em tempo real dos mercados de apostas durante os torneios da FIFA, apoiando assim a investigação de atividades suspeitas em relação à manipulação de jogos.

FIFA Integrity

A FIFA adoptou uma abordagem eficaz na luta contra todas as formas de manipulação e/ou influência ilegal em jogos, ou competições de futebol.

Os princípios fundamentais da iniciativa da instituição são a promoção da integridade e a proteção dos eventos esportivos.

Em outras palavras, isto significa promover a integridade interna e perante o público em todos os momentos, bem como proteger os jogos e competições de futebol contra a manipulação de jogos.

Dentro da Divisão Jurídica e de Conformidade da FIFA, a instituição simplificou e otimizou suas estruturas internas criando o FIFA Integrity.

O departamento é responsável pela implementação da iniciativa de integridade da entidade máxima do futebol, conduzindo investigações preliminares relacionadas à manipulação e integridade de jogos.

Além disso, envolvendo-se com vários parceiros a fim de expandir sua rede, bem como auxiliando as associações e confederações membros desenvolvam as suas próprias iniciativas de integridade.