Lottopar sai na frente com medidas preventivas
Imagem: Lottopar / Richard Chasko

Um episódio na Copa São Paulo de Futebol Júnior trouxe à tona a relevância da ação preventiva. Dessa vez, um goleiro denunciou tentativas de manipulação, gerando destaque nos noticiários esportivos. No Paraná, a Lottopar emerge como protagonista na luta contra a manipulação de jogos.

Ou seja, focada na integridade esportiva, a instituição promoveu um Workshop de Jogo Responsável e Seguro, direcionado às entidades desportivas.

Felippe Marchetti, representante da Sportradar, líder global em tecnologias esportivas, proferiu uma palestra abrangente sobre prevenção, detecção e combate à manipulação de resultados. 

No evento, a Lottopar lançou a Cartilha sobre o Jogo Responsável e Seguro, visando conscientizar os envolvidos sobre práticas adequadas nos esportes.

Assim, para fortalecer a vigilância contra possíveis manipulações, a Lottopar disponibiliza o Canal da Ouvidoria em seu site. Esse recurso é fundamental para receber denúncias e relatos de aliciamento de jogadores em atividades ilegais no universo esportivo.

Parcerias estratégicas com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Paraná e a Secretaria do Esporte reforçam seu compromisso em combater o jogo ilegal.

Lottopar projeta mais ações

Pablo Wosniacki, especialista em Direito Desportivo e colaborador da Diretoria de Operações da Lottopar declarou que “é de extrema importância que todos os players tenham conhecimento das melhores práticas, a fim de garantir o jogo seguro”.

“Assim, como no caso ocorrido na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a atitude realizada pelo atleta confirma que a educação sobre o tema é essencial para a integridade esportiva e imprevisibilidade do resultado, princípios fundamentais no desporto”.

Fabio Veiga, Diretor Operacional da Lottopar, assegurou que a autarquia está empenhada em criar um ambiente onde segurança, transparência e responsabilidade são prioridades. 

Associações, credenciamentos, termos de cooperação e uma fiscalização forte são temas que já fazem parte das medidas adotadas pela Lottopar, mas muito mais ações devem acontecer ao longo de 2024.