Manipulação de resultados Titular do Ituano afastado antes de semi do Paulistão por suposto envolvimento em esquema
Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC

Pouco tempo antes da partida válida pela semifinal do Campeonato Paulista diante do Palmeiras, o Ituano afastou o volante André Luiz em decorrência de denúncia do Ministério Público de Goiás em caso de suposta manipulação de resultados na Série B do Brasileirão 2022. Na época, o atleta defendia o Sampaio Corrêa.

“Com grande surpresa, o Ituano Futebol Clube recebeu a informação sobre o recebimento de denúncia oferecida pelo Ministério Público de Goiás contra o atleta André Luiz, em caso de suposta manipulação de resultados”, diz a nota do clube.

“Considerando a gravidade da denúncia e em consonância com nossa política de tolerância zero perante este tipo de comportamento, decidimos pelo afastamento imediato do atleta de nosso elenco”, continuou.

A suposta manipulação teria acontecido no duelo entre Sampaio Corrêa e Londrina, pela 38ª e última rodada da segunda divisão. No embate, disputado no dia 5 de novembro do ano passado, a equipe maranhense venceu por 2 a 1.

Além do volante, outros quatro atletas teriam aceitado receber uma quantia antes do confronto para cometer uma penalidade no primeiro tempo. Pelo Paulistão deste ano, André Luiz atuou em nove partidas pelo Ituano, sendo sete como titular. Além disso, ele marcou um gol.

Ele foi afastado do elenco e não entrou em campo no último domingo, 19, na semifinal diante do Palmeiras. A equipe foi derrotada por 1 a 0 e eliminada da competição estadual.

Nota oficial do Ituano sobre o suposta esquema de manipulação de resultados

“Com grande surpresa, o Ituano Futebol Clube recebeu a informação sobre o recebimento de denúncia oferecida pelo Ministério Público de Goiás contra o atleta André Luiz, em caso de suposta manipulação de resultados.

Considerando a gravidade da denúncia e em consonância com nossa política de tolerância zero perante este tipo de comportamento, decidimos pelo afastamento imediato do atleta de nosso elenco.

Os assessores jurídicos do Ituano já estão analisando o caso em maiores detalhes. Após a conclusão desta análise, tomaremos uma posição definitiva em relação ao atleta.

O Ituano Futebol Clube reforça seu mais absoluto repúdio a tentativas de corromper o futebol, comprometendo-se a apoiar sempre autoridades e entidades desportivas no vigoroso combate a esta grave ameaça”.