Atletico-Monte-Azul-e-investigado-por-suposta-manipulacao-de-resultados-em-duas-partidas-da-Serie-A2-1.png

O Atlético Monte Azul (AMA) confirmou que há suspeitas de manipulação de resultados em relação aos jogos contra o Oeste, realizados no dia 15 de janeiro, quando a equipe foi goleada por 5 a 1 em casa na abertura da Série A2 do Campeonato Paulista, bem como no empate por 2 a 2 contra o São Caetano, realizado no Anacleto Campanella, no dia 4 de fevereiro, também na A2.

A Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade) confirmou a abertura de um inquérito policial relacionado ao jogo Monte Azul x Oeste, mas não forneceu mais informações sobre o conteúdo da investigação.

A Polícia Civil informou que, quanto ao jogo Monte Azul x São Caetano, na sétima rodada da Série A2, a denúncia ainda não havia sido oficialmente registrada até o momento da reportagem. Neste jogo, torcedores do Monte Azul levantaram suspeitas sobre o desempenho do jogador Cleiton Santana de Jesus, também conhecido como Kekeu, que teria deliberadamente concedido escanteios ao adversário.

De acordo com o Atlético Monte Azul, o jogador rescindiu seu contrato com o clube em consenso nesta semana, alegando “não ter mais ambiente” no clube após a denúncia dos torcedores de manipulação de resultados.

Após jogo com São Caetano, Kekeu teve contrato rescindido — Foto: Reprodução/Paulistão Play

Investigação interna

O Monte Azul emitiu uma nota na qual afirma ter instaurado uma investigação interna e também ter denunciado o caso à Federação Paulista de Futebol (FPF).

O AMA ainda informou que “não compactua com qualquer tipo de prática antidesportiva ou contrária a preceitos éticos e morais basilares, primando por um futebol justo e competitivo, repudiando veementemente as condutas narradas. O Atlético Monte Azul não medirá esforços para que eventuais desvios de conduta sejam corrigidos e exemplarmente punidos, nos limites da lei. Por fim, o clube reitera sua confiança no elenco profissional e equipe técnica”.

As ações da FPF para combater a manipulação de resultados

A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que recebeu as denúncias sobre o jogo Monte Azul x Oeste e o jogo Monte Azul x São Caetano, e que está em processo de investigação. No entanto, devido à natureza da investigação em andamento, a entidade não forneceu mais informações.

Desde 2015, a FPF tem contratado empresas especializadas em monitoramento de casas de apostas para identificar possíveis manipulações de partidas, e as denúncias são apuradas pelo Comitê de Integridade da entidade e encaminhadas ao Drade e ao Ministério Público Estadual para investigação.