FPF fecha parceria com Sportardar para monitoramento de jogos de futebol

O acordo, recém firmado na terça-feira (7), pela Federação Paraense de Futebol (FPF) e a Sportradar Integrity Services, unidade da Sportradar fornecedora global de soluções de integridade esportiva e parceira de mais de 150 federações e ligas esportivas, é o primeiro da história.

Esta é uma parceria inédita que consiste na implementação do Sistema Universal de Detecção de Fraudes (UFDS) e atinge os jogos da Série B e Sub-20 do futebol paraense. A FPF tomou conhecimento dos serviços da Sportradar por meio de uma parceria da empresa com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para monitoramento dos principais jogos do futebol brasileiro.

O presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul, disse que proteger a integridade do futebol no Pará é uma das prioridades de sua gestão. “Estamos muito felizes em anunciar a parceria que fechamos com a Sportradar. Nossos campeonatos serão acompanhados pelo sistema de monitoramento da empresa para proteger as competições da manipulação de resultados. Este acordo transmite segurança para os clubes, patrocinadores, torcedores e parceiros do futebol paraense”.

Métodos de combate à manipulação

No comunicado enviado à imprensa, a Sportradar destacou que a “manipulação de resultados continua sendo uma ameaça constante e crescente em todo o mundo do esporte”. No texto, a empresa elencou métodos que podem ser usados no combate a essa prática.  

“O primeiro deles gira em torno da prevenção, e a equipe de Serviços de Integridade da Sportradar organiza workshops educacionais para clubes e parceiros de ligas em todo o mundo. Esta orientação detalha os perigos de se envolver com a manipulação de resultados, bem como apresenta ao público de jogadores, árbitros e treinadores o modus operandi dos manipuladores de resultados, e dá uma compreensão a esses indivíduos sobre as melhores práticas em relação ao relato de quaisquer abordagens”, resumiu a Sportradar. 

A manipulação é uma ameaça constante e crescente em todo o mundo do esporte. Existem vários métodos importantes que podem combater o dano da manipulação de resultados. O primeiro deles se refere a prevenção, e a equipe de Serviços de Integridade da Sportradar organiza workshops educacionais para clubes e parceiros de ligas em todo o mundo. Esta orientação detalha os perigos de se envolver com a manipulação de resultados, bem como apresenta ao público de jogadores, árbitros e treinadores o modus operandi dos manipuladores de resultados, e dá uma compreensão a esses indivíduos sobre as melhores práticas em relação ao relato de quaisquer abordagens.

A Federação Paraense de Futebol visa fomentar o futebol no estado com uma gestão profissional e ser uma referência na realização de competições, tendo como valores essenciais o respeito, a ética e a transparência em todas as competições.

Sobre a Sportradar

A Sportradar é a empresa líder global em tecnologia esportiva que cria experiências imersivas para fãs e apostadores de esportes. Ela cobre mais de 890 mil eventos anualmente em 92 esportes. Com significativos relacionamentos na indústria, a Sportradar não está apenas redefinindo a experiência dos fãs de esportes; além de proteger os esportes por meio de sua divisão de Serviços de Integridade e defender um ambiente voltado para a integridade para todos os envolvidos.