ITIA-confirma-suspensao-de-arbitro-de-tenis-italiano-por-suspeita-de-manipulacao-de-partidas.jpg

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) confirmou que um árbitro de tênis foi suspenso por causa de fraude e manipulação de partidas.

Francesco Totaro, um árbitro de nível nacional da Itália, recebeu uma suspensão provisória até a análise completa de uma suposta manipulação de jogos.

De acordo com a ITIA, a suspensão de Totaro foi concedida sob a seção F.3 do Programa Anti-Corrupção de Tênis 2022. Isto permite que a organização imponha uma suspensão provisória antes que uma notificação de crime grave tenha sido emitida ou que uma audiência tenha sido convocada.

Ela também pode fazê-lo a qualquer momento após uma audiência, mas antes que uma decisão por escrito de um oficial de audiência anticorrupção (AHO) seja emitida.

Como resultado de sua suspensão, Totaro está proibido de atuar ou assistir a qualquer evento de tênis autorizado por um órgão governamental internacional ou associação nacional “até que o processo disciplinar completo seja concluído”, disse a ITIA.

A organização acrescentou: “A ITIA é um órgão independente estabelecido pelos Órgãos Governamentais Internacionais de Tênis para promover, incentivar, melhorar e salvaguardar a integridade do tênis profissional em todo o mundo”.

A suspensão de Totaro segue a emissão de proibições longas a três árbitros tunisianos no início desta semana. Majd Affi, Mohamed Ghassen Snene e Abderahim Gharsallah receberam longos embargos por manipular as pontuações.

Majd Affi foi banido por 20 anos, enquanto Snene e Gharsallah receberam, cada um deles, uma proibição mais curta de sete anos. Cada proibição foi retroativa até o início de sua suspensão provisória em 6 de novembro de 2020.

E em outras notícias da ITIA, a organização estabeleceu uma força-tarefa de integridade no tênis com a Federação Egípcia de Tênis no mês passado, e desde então vem relatando possíveis casos de fraude em partidas oficiais e tomando as medidas cabíveis para garantir a integridade do esporte e das apostas esportivas.