Três árbitros de tênis da Tunísia são banidos do esporte por manipulação de resultados

Três árbitros de tênis foram banidos do esporte até pelo menos 2027 depois de serem considerados culpados de manipulação de resultados. Majd Affi, Mohamed Ghassen Snene e Abderahim Gharsallah receberam longas punições por manipular pontuações, de acordo com a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA).

O trio da Tunísia foi considerado culpado de violar o Programa Anticorrupção do Tênis (TACP), especificamente as seções D.1.b e D.1.d.

A Seção D.1.b afirma que qualquer pessoa não deve “direta ou indiretamente, facilitar qualquer outra pessoa a apostar no resultado ou em qualquer outro aspecto de qualquer evento ou qualquer outra competição de tênis”.

A Seção D.1.d, por sua vez, determina que “nenhuma pessoa deve, direta ou indiretamente, influenciar o resultado, ou qualquer outro aspecto, de qualquer evento.”

Por violar essas regras, o trio de árbitros da Tunísia não poderá trabalhar em nenhum evento de tênis autorizado ou promovido por um órgão nacional ou internacional até o fim de suas sanções.

Majd Affi recebeu 20 anos de banimento por manipulação de resultados em competições entre 2017 e 2020

Affi, um árbitro de cadeira com distintivo verde, foi ainda considerado culpado de violar as seções D.2.c e F.2.b. Estes pontos se referem ao descumprimento a necessidade de comunicação e de cooperação com as autoridades.

A Seção F.2.b aponta: “Todas as pessoas devem cooperar totalmente com as investigações conduzidas pela Unidade de Integridade do Tênis, incluindo depoimentos em audiências, se solicitado.”

Além disso, as acusações contra Affi estão relacionadas a vários eventos entre 2017 e 2020, enquanto as de Snene e Gharsallah estão relacionadas a um evento na Tunísia em 2020. Isso explica por que Affi enfrenta o banimento mais longo dos três. Ele está proibido de atuar como árbitro por 20 anos, até 5 de novembro de 2040.

Enquanto isso, Snene e Gharsallah enfrentam proibições mais curtas de sete anos, válidas até 5 de novembro de 2027. Lembrando que as penas são contadas a partir de suas suspensões provisórias iniciadas em 6 de novembro de 2020.