Investigação de suposta manipulação de resultados no futebol da Irlanda resulta em dez prisões

Um total de 10 pessoas foram presas pela polícia irlandesa como parte de uma investigação sobre suposta manipulação de resultados, conforme relatado pela BBC Sport NI.

Segundo declaração da Gardai, a polícia irlandesa, 10 homens foram presos em Dublin, Cork e Limerick por suspeita de conspiração para fraudar diversos jogos de futebol na Liga da Irlanda.

Várias propriedades também foram revistadas como parte da Operação Brookweed, que começou há três anos. A investigação está sendo liderada pela unidade antissuborno e corrupção da Gardai.

De acordo com as informações recebidas da Federação de Futebol da Irlanda (FAI), o órgão regulador do futebol da República da Irlanda e da autoridade europeia do futebol, a UEFA, há suspeita de que algumas partidas da principal liga do país foram manipuladas.

Desdobramentos da apuração da suposta manipulação de resultados

Os 10 homens, presos nesta quarta-feira, 18, estão detidos em várias delegacias de polícia em toda a Irlanda e devem ser interrogados em breve.

A superintendente Catharina Gunne, do Departamento Nacional de Crimes Econômicos de Garda, classificou a manipulação de resultados e a corrupção como “uma ameaça a todos os esportes em todos os níveis”.

Ela continuou: “Pode permitir que o crime organizado se infiltre no esporte para usá-lo para obter ganhos ilícitos ou lavar dinheiro do crime”.

A FAI garantiu que “observa os últimos desenvolvimentos no inquérito da Gardai sobre suposta manipulação de resultados”.

Uma declaração do órgão dirigente dizia: “A FAI, em conjunto com a UEFA, continua comprometida com uma política de tolerância zero em manipulação de resultados. Como este é agora um assunto legal, não faremos mais comentários”.

Sobre a Federação de Futebol da Irlanda

A Federação de Futebol da Irlanda (FAI) é o órgão dirigente do futebol na República da Irlanda. Hoje, mais de 450 mil pessoas estão envolvidas no futebol irlandês, jogando em clubes e escolas ou como treinadores, árbitros e voluntários. O papel da entidade é promover, fomentar e desenvolver esta atividade.

A FAI controla as atividades de todos os times de futebol da Irlanda e é afiliada à FIFA. Através de seus próprios órgãos afiliados, a instituição também organiza todas as competições nacionais.

Além disso, também atua na formação e educação de jogadores, treinadores e dirigentes e visa desenvolver melhores instalações e serviços de apoio para todos os envolvidos no jogo.