Governo de SP suspende jogos de futebol e Paulistão pode ser paralisado
Governador João Dória suspendeu jogos de futebol no Estado

O governo do Estado de São Paulo resolveu suspender temporariamente os eventos esportivos. O Paulistão 2021 corre risco de ser paralisado a partir da próxima segunda-feira, 15. Os times e a Federação Paulista de Futebol (FPF) procuraram alterar essa determinação, só que o governador João Doria optou por manter a medida.

A interrupção do jogos, inicialmente, deve se estender até o dia 30 de março. A norma foi tomada em um dos momentos mais complicados da pandemia no estado. João Doria, todavia, indicou que a situação pode ser alterada e que as tratativas com a Federação seguem.

“Seguiremos um bom diálogo com a Federação Paulista, o presidente Reinaldo Carneiro Bastos é uma pessoa de excepcional diálogo, construtivo nas suas abordagens e ampara suas considerações por um comitê que o assessora e nós reconhecemos isso. Por isso que é um diálogo construtivo que não fica cessado com as decisões de hoje. Nós continuaremos a dialogar com a Federação Paulista e com seu presidente que tem a minha estima e meu respeito”, disse.

Federação tenta manter jogos do Paulistão

A Federação Paulista participará de um encontro entre representantes do governo e do Ministério Público nesta segunda, com o intuito de acabar com a proibição dos jogos de futebol neste período. A FPF apresentará um cronograma detalhado de realização de partidas. Já há o receio de que essa suspensão possa superar o período inicial de 15 dias.

Em uma reunião promovida na quinta-feira, 12, a entidade paulista comunicou aos clubes que algumas federações estaduais se disponibilizaram a receber os jogos do Paulistão. Mas, essa alternativa é encarada como “extrema” em função dos elevados custos e dos problemas de logísticas para deslocamento de todos os clubes.

Nesta mesma conversa entre FPF e times, a dúvida pairou sobre a possibilidade ou não de continuar os treinos. Isso porque competições nacionais e internacionais seguirão normalmente. “O Governo do Estado de São Paulo informa que treinos profissionais estão liberados durante fase emergencial”, esclareceu em comunicado o governo estadual.

A Federação pontuou ainda que respeita um protocolo que abrange o teste constante de jogadores e comissões técnicas. Em resposta, o Integrante do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina ponderou que outros segmentos também serão impactados pelas novas restrições.

“Com relação ao futebol, estamos atendendo a um ofício do Ministério Público. O Ministério Público recomendou essa medida, isso fugiu da nossa alçada, estamos seguindo recomendação do Ministério Público”, declarou Medina.

A paralisação dos jogos pode comprometer ainda mais as finanças de clubes que estão há um ano sem contar com receitas das bilheterias, bem como impactar o mercado de apostas esportivas. No ano passado, o Paulistão foi interrompido na metade de março e retomado apenas no dia no final do mês de julho.

Compromissos nacionais ou internacionais deverão ser cumpridos fora de São Paulo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já avisou que as partidas que não puderem ser disputadas ser São Paulo devem ocorrer em outro estado. Algo parecido ao que estipula a Conmebol sobre compromissos da Libertadores ou Sul-Americana que não possam acontecer por restrições governamentais.