Federação Mundial de Badminton bane três atletas por manipulação de resultados

Três jogadores de badminton da Indonésia foram banidos do esporte para sempre depois de serem considerados culpados de crimes relacionados à manipulação de resultados, manipulação de jogos e apostas.

A Badminton World Federation (BWF), ou Federação Mundial de Badminton em tradução livre, comunicou as punições após investigar oito jogadores que disputaram competições internacionais de nível inferior, com todos os envolvidos suspensos desde janeiro de 2020.

Três jogadores foram considerados culpados de comportamento ilegal e, desde então, foram afastados de todas as atividades relacionadas a modalidade para sempre.

Os outros cinco esportistas receberam diversas suspensões e multas. O primeiro atleta pegou entre seis a 12 anos de gancho, enquanto o último esportista precisará pagar entre três mil até 12 mil dólares de multa.

Além dos oito atletas, um cidadão da Malásia também foi proibido de participar de qualquer partida oficial de badminton por tempo indeterminado após ser investigado pela Unidade de Integridade da federação por alguns anos.

Representante de uma marca de equipamentos que patrocina jogadores da modalidade, o indivíduo “abusou de sua posição de influência como executivo em uma marca esportiva” ao abordar atletas internacionais e oferecer-lhes dinheiro para manipular os resultados de partidas.

“Ambos os casos envolveram pessoas que repassaram informações à BWF sobre comportamento corrupto, incluindo abordagens para combinar o resultado de um jogo ou para manipular parte de sua partida por dinheiro”, disse a BWF.

De acordo com o regulamento da entidade, todos os envolvidos têm o direito de entrar com recurso para recorrer da decisão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte no prazo de 21 dias.

Sobre a Federação Mundial de Badminton

A Federação Mundial de Badminton (BWF) é a entidade reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional para organizar a modalidade em todo o planeta.

Criada em 1934 com Federação Internacional de Badminton com nove países integrantes (Canadá, Dinamarca, Inglaterra, França, Irlanda, Países Baixos, Nova Zelândia, Escócia e País de Gales), a organização se desenvolveu e conta com 176 membros atualmente.