Governo da Espanha Autoriza Retomada da LaLiga e Entrada de Visitantes
Foto: Twitter LaLiga

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, declarou que o país está pronto para voltar a receber visitantes e a realizar partidas de futebol da principal divisão, a LaLiga. “A parte mais difícil passou. A grande onda da pandemia foi superada”, disse Sánchez em entrevista coletiva.

Sendo assim, o Campeonato Espanhol, paralisado desde a metade do mês de março, deve voltar no dia 8 de junho. Enquanto a reabertura aos visitantes deve demorar um pouco mais, começando apenas em julho.

Desde o dia 12 de maio, o governo espanhol passou a exigir uma quarentena de 15 dias para todos os visitantes até o fim do isolamento social. Isso porque a Espanha foi uma das nações mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus com a perda de 28 mil vidas.

O governo acredita ser de vital importância a manutenção da situação de alarme para restringir a liberdade de movimentação nesse período de retomada gradual, que deve se estender até o final de junho. Além disso, a utilização de máscara facial segue obrigatória até 21 de maio.

“Os turistas estrangeiros agora podem planejar suas férias em nosso país. Garantimos que os turistas não correrão nenhum risco nem trarão riscos ao nosso país”, afirmou o primeiro-ministro.

Volta da LaLiga a partir do mês de junho

O anúncio do retorno do Campeonato Espanhol também foi comemorado no perfil oficial da LaLiga nas redes sociais.

“As competições profissionais estão de volta a partir do dia 8 e graças à ação de todas as partes envolvidas no campo esportivo, sempre sob a orientação do Ministério da Saúde e do Conselho Superior de Esportes”.

Vale salientar que a LaLiga foi interrompida na 28ª rodada com o Barcelona na liderança com 58 pontos, dois a frente do Real Madrid. Sevilla e Getafe completam o G4, que garante vagas na próxima edição da Liga dos Campeões.