Os proprietários da Major League Baseball deverão pedir aos jogadores que concordem com uma temporada regular com cerca de 80 jogos. De acordo com o plano, os atletas retornariam aos campos de treinamento em junho, e iniciariam a temporada no início de julho.
As equipes jogariam regionalmente para minimizar as viagens, enquanto a pós-temporada também seria ampliada. Os fãs não seriam permitidos nos estádios, pelo menos, no início.
“Ainda estou esperançoso”, disse Dave Roberts, gerente do Dodgers. “Não vejo como não podemos chegar a um consenso. Todos serão beneficiados. É hora dos fãs jogarem beisebol em suas casas. Eu acho que pode ser uma diversão terapêutica e agradável”.
Não se sabe ao certo quais alterações a liga poderia propor caso as autoridades locais não deixassem as equipes jogarem nos seus respectivos estádios. Além disso, o protocolo de segurança tanto para jogadores quanto para outros profissionais envolvidos nas partidas e treinos ainda não foi divulgado.
“Acho que nada pode ser feito até que a [segurança] possa ser garantida e nos sentirmos confortáveis com isso”, disse Andrew Miller, arremessador de St. Louis. “Queremos colocar um bom produto em campo, mas priorizamos à saúde dos jogadores. Em geral, somos mais jovens e saudáveis, mas isso não significa que nossa equipe de apoio seja e nem que os árbitros são imunes a doença”.
Major League Baseball pode se espelhar em ligas asiáticas
O agente Scott Boras disse que a MLB pode aprender com as experiências das ligas de beisebol em andamento em Taiwan e Coréia do Sul, bem como os torneios de futebol ao redor do mundo. Boras, que representa cerca de 100 jogadores da liga principal, disse que nenhum de seus clientes expressou preocupação em atuar.
No entanto, ele salientou que qualquer jogador com um problema médico que possa colocá-lo em risco deve poder escolher se quer jogar ou não. “Esses contratos não são servidão”, disse Boras.
Acordo
Em março, proprietários e jogadores concordaram em estender a temporada regular até outubro, se necessário, e conduzir a pós-temporada em novembro. Esse acordo também previa que os jogadores seriam pagos proporcionalmente, dependendo do número de jogos disputados.