Ex-jogadores-Espanhóis-Condenados-por-Manipulação-de-Resultados

Na primeira acusação bem-sucedida de manipulação de resultados na Espanha, dois ex-jogadores da La Liga foram condenados a um ano de prisão.

Os dois ex-jogadores do Real Betis, Antonio Amaya e Xavier Torres, foram condenados por dois jogos durante a temporada 2013-14, enquanto cinco ex-diretores do Osasuna também foram condenados.

Ex-jogadores-e-Diretores-Espanhóis-Condenados-por-Manipulação-de-Resultados1
Amaya (meio-campo) foi um dos dois jogadores a ser condenado.

“A Liga está feliz, não pelas convicções das pessoas, mas por ver um avanço contra a corrupção no futebol“, disse o presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, em comunicado.

De acordo com a decisão, os então diretores do Osasuna Miguel Archanco, Juan Antonio Pascual e Jesus Peralta, ao lado do ex-gerente geral do clube Angel Maria Vizcay, conspiraram com os dois jogadores para tentar ajudar o Osasuna a escapar do rebaixamento da primeira divisão da Espanha.

Vizcay (à esquerda) foi condenado a oito anos de prisão.

O tribunal considerou que os dois jogadores haviam concordado com um pagamento de € 400.000 se concordassem em derrotar o rival Valladolid, realizador do Osasuna, no penúltimo jogo da temporada.

Um pagamento adicional de € 250.000 foi feito aos ex-jogadores do Real Betis por perderem o jogo final da temporada contra o Osasuna. O último jogo da temporada resultou em uma vitória por 2 a 1 contra o Osasuna, no entanto, a equipe ainda foi rebaixada como resultado de outros resultados da partida.

Torres (à direita) também foi considerado culpado, enquanto Figueras (à esquerda) foi absolvido.

As penas variavam entre oito anos e oito meses, entregues à Vizcay por crimes de apropriação indébita, falsificação e corrupção no esporte. Enquanto isso, Amaya e Torres receberam sentenças de um ano por corrupção no esporte.