Times Optam por Adiar Definição Sobre Direitos Internacionais de Transmissão do Brasileirão
Foto: CBF Oficial

Os times das Séries A e B do Brasileiro e membros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optaram por adiar até o dia 17, a definição sobre a venda dos direitos internacionais de transmissão do Brasileirão. A decisão foi tomada em uma reunião nesta terça-feira, 14, por videoconferência.

No encontro virtual, os dirigentes avaliaram cinco ofertas pelos campeonatos nacionais. Três propostas foram encaminhadas para uma rodada final de conversas, que deve ser concluída até o final da semana.

Venda dos Direitos Internacionais de Transmissão do Brasileirão

As propostas dos direitos internacionais de transmissão do Brasileirão também contemplam um pagamento base que será repassado com antecedência aos times. A partir de agora, a Comissão Nacional de Clubes (CNC) e a CBF vão debater para selecionar qual será o projeto vencedor.

A garantia de uma quantia mínima foi essencial para as primeiras eliminações de ofertas. Isso se deve a necessidade dos clubes de receber recursos devido ao período de paralisação das atividades oficiais, que desencadeou a interrupção do pagamento tanto de patrocinadores quanto da televisão. Sendo assim, a verba vai proporcionar um alivio aos clubes.

Além de apontar a proposta responsável pela transmissão do Campeonato Brasileiro no exterior, os times vão tratar da divisão dos valores recebidos nesse negócio. Todos os times dividirão de forma semelhante a quantia, como se sucede no Campeonato Inglês. Só que ainda se deve estabelecer se a oferta escolhida ganhará os direitos das duas divisões e quanto será a parte do valor total repassada para cada agremiação.

Após realizar duas concorrências frustradas, a CBF não integra mais o processo de seleção. A decisão é realizada totalmente pelas equipes, sendo que a entidade máxima do futebol no país está agindo unicamente na mediação dos debates.

Retomada do futebol no Brasil

Vale salientar que a CBF ainda não trabalha com datas oficiais para os inícios das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, bem como os clubes não sabem quando poderão retomar os trabalhos nos seus centros de treinamentos.

Ao que tudo indica, as primeiras competições a serem retomadas no país serão os Campeonatos Estaduais devido a logística reduzida. No entanto, não há um prazo para que a bola volte a rolar.