PAGCOR estima que meta de receita para 2020 não será atingida
Sede do PAGCOR. Foto: Wikipedia

O coronavírus tem a capacidade de fazer com que indústrias inteiras fiquem de cabeça para baixo. Causa caos e interrupções nos processos a nível mundial, que podem exigir mudanças de um minuto para o outro. Philippines Amusement and Gaming Corp, o PAGCOR, esperava que a indústria de jogos do país atingisse US$ 5,69 bilhões em receita bruta de jogos (GGR) até o final do ano.

Estimativa de receita do PAGCOR

No entanto, menos de um dia depois, a chefe do órgão regulador e operador de cassinos do país, Andrea Domingo, teve que atualizar essa projeção e agora não há como saber que os números finais serão exibidos.

À medida que o impacto das restrições de viagens nas Filipinas começa a ser reconhecido, a receita de jogos em todo o país caiu de 30% a 40% apenas no último mês, segundo Domingo. De acordo com o Boletim de Manila, a receita esperava crescer cerca de 11% em relação ao ano passado, mas o COVID-19 está dificultando saber o que acontecerá.

As operadoras de junket, que responderam pela maior parte das chegadas de estrangeiros, estão sofrendo um grande golpe e viram sua receita cair em até 60%. Domingo afirmou: “No momento, os únicos que estão atingindo seus objetivos são os que operam mesas e máquinas caça-níqueis. Em junkets, eles estão diminuindo cerca de 50% desde fevereiro”.

Medidas de segurança

Okada Manila implementou medidas adicionais de saúde no salão de jogos e em toda a propriedade, a fim de fornecer melhor proteção. Na área de jogos, todas as mesas são limitadas a quatro jogadores, sem ninguém de pé para assistir aos jogos e existe uma regra de “um assento à parte” para as máquinas caça-níquéis.

As verificações de temperatura serão realizadas quando os clientes entram e a higienização de todas as máquinas de jogos eletrônicos ocorre a cada duas horas.

As Filipinas também acabaram de introduzir medidas adicionais para combater o coronavírus. O presidente Rodrigo Duterte anunciou que todo o transporte público doméstico será interrompido de 15 de março a 14 de abril.

Além disso, não serão permitidos encontros em massa na região metropolitana de Manila. A capital da cidade também suspendeu as aulas até 12 de abril e Duterte solicita que empresas privadas permitam trabalho remoto temporariamente.