No Brasil e em outras partes do planeta, criminosos usam o esporte para faturar de maneira ilegal. Com ligações nas federações e equipes de futebol, esses indivíduos interferem nos resultados de partidas e acabam por manchar uma das modalidades mais populares a nível mundial.
Infelizmente, a ocorrência de casos de fraudes nos resultados de futebol ainda é muito comum. No último ano, se registrou alguns casos investidos no território nacional. Em São Paulo, a Polícia Civil ainda apura oito possíveis casos de manipulação em jogos de categorias de base e divisões de acesso.
As irregularidades podem abranger diversas equipes paulistas. Três casos de investigação surgiram através de denuncias de jogadores, árbitros e técnicos. A Polícia Civil observou um aumento no assédio de atletas e árbitros realizado por grupos do próprio estado de São Paulo.
No entanto, essas irregularidades no futebol não acontecem somente no Brasil. Na Espanha, denuncias levantaram suspeitas na primeira e segunda divisão nacional no começo da nova temporada. Entre os investidos estão ex-jogador do Real Madrid, Raúl Bravo e o meia do Real Valladolid, Borja Fernández. Consequentemente, muitos dirigentes e atletas foram presos.
Como combater a manipulação de resultados no futebol?
O surgimento de uma agência global focada no combate a esse estilo de irregularidade no esporte poderia auxiliar consideravelmente. O trabalho dessa entidade seria nos moldes da Agência Mundial de Antidoping, que está atuando bem e gerou a desclassificação da Rússia em qualquer torneio mundial por manipular exames antidoping. Por isso, o país estará banido das Olímpiada de Tóquio e a Copa do Mundo de 2022.
No entanto, essa associação global ainda não existe e tudo depende dos esforços da Fifa pra desmantelar esse tipo de trapaça. A entidade máxima do futebol está terceirizando esse serviço com a contratação da Sportradar, uma empresa especializada no combate a manipulação de resultados.
Sendo assim, alguns casos já estão apurados em todo o planeta. Apesar disso, ainda há um longo caminho para ser percebido até a extinção desse problema no futebol.