Codere Reduz Perdas Nos Primeiros Nove Meses Do Ano

A Codere divulgou seus resultados no terceiro trimestre e no acumulado dos nove primeiros meses do ano. O grupo obteve receita operacional nos primeiros nove meses de 2019 de 1.045,3 milhões de euros, impulsionada pelo crescimento do negócio online (+43,4%) e das operações da Espanha (+2,7%), Itália (+3,3%) e Uruguai (+5,8%); e compensado negativamente pela redução da Argentina (-25,7%), devido em grande parte à desvalorização de sua moeda local.

A margem EBITDA ajustada nos nove meses alcançou 17,6%, o que representa uma redução de 0,7 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior, devido aos aumentos de impostos na atividade, devido à perda do peso relativo do Operação argentina no consolidado, bem como redução de margens no México.

Em nove meses de 2019, o lucro líquido da empresa, antes da aplicação do IAS 29 e IFRS 16, teria sido negativo, em 24,3 milhões de euros. Com a aplicação do novo regulamento contábil, que aumenta as despesas financeiras e o imposto de renda, resulta em um prejuízo líquido de 54,6 milhões de euros.

Em termos de capacidade, a empresa aumentou em 0,7% o número de máquinas, para 56.617 unidades, e o número de salas de jogos de 144 para 150, enquanto as instalações de apostas esportivas diminuíram de 481 para 273.

Inconsistências contábeis da Codere

Em 7 de outubro, a empresa anunciou que seus sistemas de controle interno haviam detectado certas inconsistências contábeis em algumas de suas operações na América Latina, correspondentes ao primeiro semestre de 2019.

O Conselho de Administração da Codere nomeou as firmas independentes Álvarez e Marsal e Kroy Abogados para a condução de uma investigação forense sobre esses fatos. As conclusões deste relatório confirmam o impacto previsto pela empresa, em 16,5 milhões de euros no EBITDA ajustado daquele período, dos quais 14,5 milhões de euros correspondem às contas do México, 1,3 milhão da Colômbia e 0,4 milhão do Panamá.

Por outro lado, a empresa pôde confirmar que essas inconsistências estavam limitadas ao ano fiscal de 2019 e às geografias indicadas. Codere informou que está revisando sua estrutura organizacional e implementando as medidas necessárias para fortalecer seus procedimentos de controle interno e impedir que essa situação se repita.