Os 2 Piores Erros que Você Pode Cometer no Marketing de Afiliados
Foto: Visual Hunt

O marketing de afiliados é uma forma conhecida para alavancar vendas na internet nos dias de hoje. No entanto, os resultados desejados não acontecem do dia para a noite. E, o ideal é evitar erros na hora de colocar a sua estratégia em pratica.

Esse foi o recado passado por Lee-Ann Johnstone, em um artigo recentemente publicado em sua conta no Linkedin. Consultora de marketing de afiliados, estrategistas e palestrante, Lee-Ann discorreu sobre como as transformações digitais impactaram os métodos de publicidade e a maneira de envolver a clientela.

Basicamente, um afiliado promove produtos para uma pessoa ou empresa e ganha uma comissão por cada venda. Um comerciante afiliado cria uma estratégia que ajuda os afiliados a ganhar e manter sua marca competitiva.

Há muitos benefícios em usar o marketing de afiliados para expandir seus negócios – quando feito da maneira correta. Pode exigir empenho, estratégia e persistência, mas os resultados valem a pena.

Erros que devem ser evitados no marketing de afiliados

Escolhendo a plataforma de tecnologia certa

Não há vergonha em cometer erros, mas muitos podem ser evitados e este é um deles. Errar no rastreamento e na plataforma de tecnologia de afiliados pode travar seus esforços antes mesmo de seu programa ter a chance de decolar. Isso pode parecer assustador, mas existem maneiras de evitar que isso aconteça.

Um programa de afiliados é uma plataforma que sustenta todas as suas parcerias de marketing de afiliados, mantém o controle das vendas, permite que você crie incentivos de comissão personalizados e fornece todos os seus dados e gerenciamento de pagamentos.

Um dos maiores erros que você pode cometer é escolher a plataforma e solução de rastreamento mais barata que limita as funções comerciais e outras ferramentas de gerenciamento do dia a dia.

Se sua infraestrutura não estiver configurada corretamente no início, muitas vezes pode fazer com que seu programa de afiliados não seja lucrativo ou não seja capaz de escalar corretamente em vários setores ou mercados.

No início, você pode ficar sobrecarregado com o número de plataformas em oferta ou pode querer ingressar em várias redes de afiliados – o que não é aconselhável, pois isso aumentaria o custo do programa.

Nem todas as plataformas podem fornecer o tipo certo de personalização ou suporte para ajudar seu negócio a crescer. Portanto, escolher a melhor tecnologia realmente é uma boa opção para lançar e escalar lucrativamente no início do lançamento do programa.

Consulte um especialista que pode ajudá-lo com a escolha do programa. É vital acertar esta parte do lançamento do programa, ela estabelece as bases para o seu crescimento futuro e pode poupar muitas dores de cabeça e tempo mais tarde.

Geração de leads e vendas

No marketing de afiliados, uma das etapas mais cruciais do processo é o recrutamento de afiliados e a geração de leads, que influencia diretamente suas vendas. Esta é a parte em que você deseja transformar um estranho em um afiliado leal à sua marca e que continuará enviando novos clientes mês após mês.

Sem dúvida, esta é uma das partes mais difíceis do marketing de afiliados, uma vez que o programa é lançado. Também pode facilmente dar errado se você não tiver os recursos certos para ajudar a promover sua marca.

O recrutamento de afiliados requer uma variedade de habilidades, desde pesquisa e vendas até suporte ao cliente e integração eficiente. É o início de um relacionamento comercial.

Você deseja construir relacionamentos com seus afiliados, para que eles possam, eventualmente, possam começar fazer vendas para sua empresa. Esses relacionamentos podem ser difíceis de construir se você não compreender seu parceiro, como eles direcionam o tráfego e como você pode beneficiá-los.

Garantir que sua equipe de afiliados, que são a linha de frente de sua organização, esteja engajada e armada com os mais recentes insights sobre as tendências digitais é uma parte fundamental para garantir que os afiliados passem pelo funil de geração de leads com sucesso. 

Estratégia e conteúdo de vendas

Uma maneira de evitar esse problema é ter um conteúdo e uma estratégia de vendas preparados, considerando o tipo de afiliado, o tom de vendas, a extensão do conteúdo do email e a estrutura de negociação que podem ajudar a desenvolver uma experiência clara.

De acordo com o Content Marketing Institute, “86% dos menos bem-sucedidos profissionais de marketing de conteúdo não possuem uma estratégia escrita em vigor”.

Também é importante evitar perseguir muitos leads de vendas e ficar sobrecarregado com eles. Isso pode resultar em perda de tempo procurando afiliados que não estão interessados ​​no seu produto ou serviço e não agregam valor ao seu negócio.

O marketing de afiliados não é simples e, como tudo, leva tempo para se tornar um sucesso. Não há problema em cometer erros, mas é importante aprender com eles ao longo do caminho, pois você pode se colocar em uma posição melhor diante da concorrência.