Futebol Feminino é uma Oportunidade de Negócios para Afiliados
Foto: Site CBF

Seria fácil para a Visa descartar o futebol feminino após a Copa do Mundo do último verão. Afinal, foi o que muitas outras marcas fizeram. Mas, em vez disso, o fornecedor do cartão permaneceu fiel aos seus valores. Agora, continua a desenvolver novas iniciativas que mantêm o jogo no centro das atenções.

O crescimento do futebol feminino desde 2012 tem sido bastante substancial. As multidões aumentaram, as federações nacionais de futebol estão investindo mais e um número maior de acordos lucrativos está sendo anunciado. A final da Copa do Mundo de 2019 entre os EUA e a Holanda foi a partida de futebol feminino mais assistida de todos os tempos.

Iniciativas da Visa

Durante a última Copa do Mundo, a Visa comparou seus gastos com marketing com o investimento que afunilou da versão masculina em 2018. Também assinou um contrato de vários anos com a Federação de Futebol dos EUA e a Seleção Nacional Feminina dos EUA, até 2023.

Apesar desses avanços, a Visa está longe de terminar. Em um artigo recente publicado pelo The Drum, foi mencionado que o provedor de serviços de pagamentos deseja tornar o Euro 2021 ainda maior que a Copa do Mundo de 2019. Também lançou iniciativas para a final das Olimpíadas de Tóquio de 2020 e da Liga dos Campeões da Mulher, além de incluir a vencedora do Ballon D’or, Megan Rapinoe, em sua lista do Team Visa.

A crescente popularidade do futebol feminino

Ao longo da Copa do Mundo de 2019, 1,12 bilhão de espectadores assistiram ao torneio na França através da cobertura oficial da transmissão – de acordo com números oficiais. Além disso, uma audiência média ao vivo superior a 82 milhões assistiu à final. Este foi um aumento acentuado em comparação com a versão de 2015, que foi assistida por 25,4 milhões de pessoas.

As federações nacionais de futebol também aumentaram seus gastos no jogo das mulheres. Conforme mencionado em um artigo publicado pela The Economist, os orçamentos na Europa ultrapassaram € 100 milhões e dobraram efetivamente nos últimos sete anos. Muitos dos principais clubes de futebol do continente agora também contam com equipes femininas.

Oportunidades

Para os grandes eventos, o futebol feminino oferece uma oportunidade atraente de marketing para afiliados. Este é particularmente o caso durante os anos da Copa do Mundo e do Campeonato da Europa, já que os torneios masculinos ocorrem em verões alternados.

Embora não exista tanta cobertura para o futebol feminino em termos de jogos da liga, isso também deve ser visto como uma boa oportunidade para se envolver agora. Mostrar que a empresa apoia as causas pelas quais afirma ter se preocupado com as ações é vital hoje em dia.